De acordo com a Textron Aviation, sua nova oferta da Cessna, o Citation Latitude, receberá certificação da ANAC dentro das próximas semanas e as primeiras entregas da aeronave de médio porte no Brasil virão logo em seguida. O Latitude fez sua estreia na LABACE no ano passado, e está à mostra mais uma vez na exposição estática no Aeroporto de Congonhas. O jato “clean-sheet” (ou seja, desenhado do zero) começou a prestar serviços em agosto do ano passado e fez 32 entregas ao longo do final de junho.
O Latitude é o primeiro representante da nova geração de aeronaves de grande porte da Cessna. Antecipa-se que o super midsize Citation Latitude faça seu primeiro voo nas próximas semanas, enquanto o Citation Hemisphere, a maior aeronave da história da Cessna, deverá voar em 2019.
A Cessna é a líder mundial de jatos leves, havendo entregado mais de 5.000, e compondo seu display de jatos na exibição estática estão o Citation CJ3+, Citation M2 e Mustang.
Também à disposição aqui na LABACE e aguardando a aprovação da ANAC, está o Beechcraft King Air 350i, equipado com o sistema aviônico Pro Line Fusion da Rockwell Collins. Usufruindo de três displays substituíveis de 35,5 cm, alta resolução e touchscreen, visão sintética de alta resolução e sistema de administração de voos multissensorial, a suíte aviônica fornece uma arquitetura flexível e dimensionável para acomodar upgrades futuros.
Junto com os Caravans da Cessna (um exemplar do Grand Caravan EX está à mostra na LABACE), a Textron lidera o mercado latino americano com mais de 1.700 aeronaves turboélices em serviço. Seu design mais novo, o Cessna Denali, foi divulgado no começo deste ano. Um clean-sheet monomotor turboélice, a aeronave com capacidade de 6 a 9 passageiros tem um alcance projetado de 1.600 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro alta, com capacidade de carga de 500 kg.
“Através do desenvolvimento de novos projetos, de uma melhora contínua de produtos já existentes e de recursos de assistência técnica estrategicamente posicionados ao longo da região, a dedicação da Textron Aviation aos requerimentos particulares desse mercado está mais forte do que nunca,” disse Lannie O’Bannion, o vice presidente de vendas da fabricante para a América Latina e o Caribe, “e nosso investimento continua.”