TAM AE Impulsiona seu Papel Ampliado como Rosto da Textron no Brasil
Uma linha inteira de aeronaves da família Textron está em amostra na exibição da TAM AE na LABACE.
Em fevereiro de 2016 a TAM Aviação Executiva abriu uma nova unidade de manutenção em Aracati, Ceará.

Durante a LABACE deste ano a provedora brasileira de serviços de aviação TAM Aviação Executiva (TAM AE) exibirá, pela primeira vez, a linha completa de produtos aeronáuticos Textron. A companhia sediada em São Paulo foi nomeada como a distribuidora oficial de produtos Beechcraft no país em fevereiro, assumindo o antigo papel da Lider, e desde então tem vendido exemplares de todos os oferecimentos da fabricante incluindo o Baron, Bonanza e a família King Air.


A TAM é uma distribuidora da Cessna há mais de três décadas, e adicionou a Bell Helicopters à sua linha de produtos em 2004. Na exibição estática deste ano, ela demonstrará a magnitude do seu novo portfolio, exibindo um total de 11 aeronaves da Textron, incluindo um Citation Latitude, um CJ3+, um M2, um King Air 350i, um Grand Caravan EX e um Turbo Stationair HD 206, além do Bell 429VVIP e 407GXP, acompanhados por uma maquete do 505 Jet Ranger X.


Como a Cessna exibirá em parceria com a TAM, as companhias também terão os últimos detalhes no novo Cessna Denali, que foi anunciado este ano. O primeiro voo do monomotor turboélice está programado para 2018 e cartas de intenção para a aeronave de US$4.5 milhões (preço introdutório), capacidade para um piloto e seis a nove passageiros estão agora sendo aceitas. Espera-se que o Denali tenha um alcance de 1,600 mn, uma velocidade de cruzeiro máxima de 285 nós e um tanque com capacidade para cerca de 500 litros. A aeronave dispõe de uma cabine com assoalho plano, uma porta de carga traseira de 135 cm por 150 cm, um sistema digital de pressurização que mantém uma cabine a 31,000 pés pressurizada como a 6,130 pés e um lavatório opcional com cinto e limpeza externa, além de um espaço para uma porta de correr no fundo da cabine.


Em fevereiro, a ANAC certificou o novo centro de manutenção da TAM AE em Aracati, no Ceará. O centro iniciou operações como o maior parque de manutenção de aeronaves executivas da América Latina, sendo capaz de prestar serviços a até 30 aeronaves simultaneamente. Somando as operações da companhia em Belo Horizonte, Brasília e Jundiaí, a companhia desfruta de mais de 46.500 m² de espaço de vendas. Ano passado a Textron certificou a TAM AE como um centro de serviços autorizado para a família King Air de turboélices bimotores, com o trabalho sendo desempenhado na unidade de Jundiaí.